

O inverno de 2026 começou oficialmente sob um cenário de forte instabilidade climática no Rio Grande do Sul. Conforme projeções da MetSul Meteorologia, a combinação entre uma frente fria, a formação de um ciclone extratropical e o avanço de uma intensa massa de ar polar deve provocar o período mais frio do ano até o momento no Estado.
A mudança no tempo começa com a passagem de uma frente fria, responsável por aumentar a nebulosidade e provocar chuva em diversas regiões gaúchas. Os maiores acumulados são esperados para áreas da metade Norte do Estado, onde os volumes podem se aproximar ou até superar os 50 milímetros em alguns municípios.
Na sequência, o ingresso de uma poderosa massa de ar polar deve derrubar as temperaturas de forma acentuada. A previsão indica uma sequência de madrugadas extremamente frias entre terça-feira (23) e sábado (27), com possibilidade de temperaturas próximas ou abaixo de zero em centenas de municípios gaúchos.
Além do frio intenso, os meteorologistas apontam condições favoráveis para formação de geada ampla em diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente na Campanha, Serra, Campos de Cima da Serra e áreas do interior. O fenômeno também poderá atingir municípios do Vale do Paranhana durante as manhãs mais geladas da semana.
Segundo a MetSul, esta será a massa de ar frio mais intensa registrada no Brasil em 2026, superando os episódios ocorridos nos meses de maio e junho. O resfriamento também deverá avançar para outras regiões do país, alcançando áreas do Centro-Oeste, Sudeste e até parte da Região Norte, com ocorrência do fenômeno conhecido como friagem.
As autoridades orientam a população a acompanhar as atualizações meteorológicas e redobrar os cuidados com pessoas em situação de vulnerabilidade, idosos, crianças e animais domésticos durante os próximos dias.





